A redução de açúcar já se consolidou como uma das maiores tendências da indústria alimentícia. Uma pesquisa realizada pelo IFIC mostrou que 45% dos consumidores consideraram como prioridade reduzir o consumo de açúcar em 2022.
Mudanças recentes na legislação brasileira vem de encontro às tendências e os interesses do consumidor em reduzir o consumo de açúcar. Com a implementação da RDC nº 429/20, que já está em vigor para algumas categorias de produto, as regras para alegações nutricionais relacionadas a produtos sem açúcares adicionados mudou. Além disso, a definição de açúcares adicionados foi atualizada e também passou ser obrigatório a sua declaração na tabela nutricional.
A POLIDEXTROSE: MÍNIMA FRAÇÃO PASSA A SER CONSIDERADA AÇÚCAR ADICIONADO
Até então, a polidextrose era muito utilizada em produtos com apelos “sem adição de açúcares” em virtude do baixo teor de glicose em sua composição. A polidextrose é um agente de corpo que confere textura e atribui características funcionais semelhantes às da sacarose, porém com menor valor calórico, dessa forma é um substituto amplamente utilizado na indústria.
Entretanto, com as novas definições da ANVISA relacionadas aos açúcares adicionados, a polidextrose por conter uma fração de monossacarídeos, mesmo que mínima, passa a ser considerado um açúcar adicionado quando adicionada a um alimento. O grande desafio da indústria nesse cenário é encontrar ingredientes alternativos que possam continuar sendo utilizados em produtos que tenham o apelo “zero açúcar”.
ADVANCED TAPIOCA CONTÉM ZERO FRAÇÃO DE MONO E DISSACARÍDEOS
A Gramkow trabalha há mais de 5 anos com ingredientes funcionais para a redução e substituição de açúcar. Especialistas em ingredientes e soluções clean label, introduzimos em nosso portfólio um ingrediente inovador com vantagens tecnológicas para o segmento de confeitos e chocolates sem adição de açúcar: a Advanced Tapioca.
Dentro dessas categorias, a Advanced Tapioca pode substituir a polidextrose numa proporção de 1:1, contribuindo para um rótulo mais limpo e a possibilidade do uso da alegação “sem açúcares adicionados”. Além disso, é um produto fabricado no Brasil, com custo competitivo, vendida em moeda nacional e com baixo lead-time de entrega.
OS TESTES COMPROVAM EFICIÊNCIA EM COBERTURAS, RECHEIOS E GANACHES
Em testes realizados em coberturas, recheios e ganaches zero açúcar, nosso ingrediente apresentou resultados similares a polidextrose como substituto do agente de corpo. A cremosidade e a estabilidade dos produtos finais se mantiveram iguais, mesmo em altas dosagens, não apresentando perdas sensoriais. Uma maior eficácia foi percebida em coberturas ao leite e meio amargo, sem perda de corpo, estrutura ou capacidade edulcorante.
Além disso, a Advanced Tapioca possui baixa atividade de água, que permite seu uso em formulações que sofreram remoção de ingredientes solúveis como a polidextrose, tornando-os microbiologicamente estáveis e com características adequadas de textura. Para a categoria de recheios, atua também como agente de barreira, evitando a migração do recheio para a camada externa, mantendo-a íntegra e cremosa por mais tempo.
O nosso portfólio combinado com o nosso conhecimento técnico pode elevar o desenvolvimento de produtos reduzidos ou zero açúcar. Entre em contato com nossos especialistas para saber mais e turbinar sua inovação! [email protected]