Nos últimos anos acompanhamos o crescimento de adeptos a dietas flexitarianas, vegetarianas e veganas, culminando no aumento de desenvolvimentos que tenham como foco reproduzir sabor e textura da carne animal. Atualmente, a expansão desse mercado se deve à transformação de um nicho segmentado para um público consumidor amplo e variado.
Os novos desenvolvimentos estão focados na viabilização de produtos sustentáveis que mimetizem a carne animal, tanto nutricionalmente como também sensorialmente. Sabor, textura e custo permanecem sendo fatores limitantes na hora da escolha de compra e também o grande desafio da indústria para continuar promovendo análogos que atinjam sucesso nas vendas.
Além disso, o perfil nutricional também é um fator importante. As fontes proteicas hoje vão além da soja e trigo e incluem uma variedade de leguminosas, sementes, nozes e grãos, cada uma com suas características próprias de textura, sabor e composição.
NOVAS CATEGORIAS DE ANÁLOGOS
À medida que o interesse por análogos aumenta, surgem novas categorias de produtos plant-based no mercado. O setor de laticínios plant-based, uma vez dominado pelo leite de soja, agora possui ampla variedade de alternativas de queijo e iogurte, por exemplo.
No mercado de alternativas à carne, a categoria de hambúrgueres e nuggets já está sendo muito explorada, enquanto a categoria de frios, tais como mortadela, presunto, salame, peito de peru e salsichas, permanecem sem muitas opções. Isso se deve à maior complexidade em conseguir reproduzir o tipo de estrutura apresentada pelo produto final, que dependem das propriedades funcionais dos ingredientes utilizados.
A GRAMKOW É PIONEIRA EM SOLUÇÕES PARA EMBUTIDOS E FRIOS PLANT-BASED
Pensando nesses desafios, a Gramkow lançou uma linha de soluções completas para produção de embutidos, como foco no sabor e na textura. Devido a um processo rigoroso de desenvolvimento, nossos blends reproduzem embutidos sem perder características sensoriais e funcionais do produto convencional correspondente, como mortadelas, salsichas, salames, entre outros. Com uma proposta inovadora, nossas soluções podem ser customizáveis de acordo com a necessidade do cliente.
Nossos blends são formulados para que o produto final não necessite do uso dos selos frontais obrigatórios, se destacando na categoria de embutidos e frios, pois de acordo com a nova legislação de rotulagem de alimentos embalados, a RDC 429/20, produtos com alto teor de sódio irão precisar adicionar uma rotulagem frontal para sinalizar essa informação.
O nosso portfólio combinado com o nosso conhecimento técnico pode elevar o desenvolvimento de produtos plant-based. Levamos o nosso chef até sua fábrica para demonstrar a solução aplicada no produto! Entre em contato e agende com nossos especialistas! [email protected]