O mercado brasileiro de alimentos atingiu um faturamento de 643 bilhões de reais em 2017, com previsão de chegar a R$ 874 bilhões em 2022, um crescimento de 26% no período. Este é um dos segmentos mais importantes da indústria brasileira, gera mais de 1,6 milhões de empregos e figura como o maior empregador da indústria de transformação no Brasil. O mercado de ingredientes alimentícios tem um papel fundamental para a indústria de alimentos, sendo a base de todas as produções e novos desenvolvimentos.
OS CRITÉRIOS QUE POSSIBILITAM A INOVAÇÃO
O setor alimentício mostrou sua solidez, mesmo diante das dificuldades econômicas enfrentadas pelo país nos últimos anos. O mercado de alimentos saudáveis manteve-se forte com um crescimento acima de 12% em 2017, o triplo do segmento alimentício em geral. De fato, a disponibilidade e visibilidade de produtos saudáveis aumentou consideravelmente nos últimos anos com a entrada de várias marcas em redes nacionais de supermercado. O consumidor está mais atento e informado, com sua opinião e necessidade impulsionando novos desenvolvimentos. A demanda por alimentos que sejam saborosos, nutritivos, seguros, convenientes e adequadamente segmentados, faz da escolha dos ingredientes uma das etapas mais importantes na formulação de um produto.
Os fornecedores de ingredientes, sensíveis às mudanças no mercado, tornam-se importantes aliados das indústrias. Ingredientes inovadores precisam ser eficazes ao combinar a segurança alimentar, funcionalidade, palatabilidade, custo e disponibilidade. Somente a associação destes fatores pode realmente suportar as inovações no desenvolvimento de produto, sendo correto dizer que um ingrediente inovador precisa ir muito além da diferenciação.
A empresária Ana Ma Suss da NHD Foods, dona de várias marcas no mercardo de saudáveis, ressalta: “A escolha dos ingredientes é fundamental para harmonizar a entrega entre saudabilidade e sabor ao nosso público consumidor. Por isso, somos muito rigorosos na seleção de fornecedores de ingredientes que outorgam desempenho, qualidade e confiabilidade comercial, viabilizando assim o lançamento de produtos”.
INGREDIENTES COMO PERCURSORES DA INOVAÇÃO
A busca por produtos clean label segue entre as maiores tendências da indústria, correspondendo a 28% dos lançamentos globais. Na América Latina, esta média é ainda mais alta, chegando a 37%. Números surpreendentes que têm no ingrediente um suporte vital.
Produtos passam sempre pela curva de maturação, também na área de ingredientes. Isto cria a necessidade de uma estreita colaboração entre fornecedores e indústrias. Como ressalta Ana: “Precisamos da disponibilidade de ingredientes que atendam aos critérios do desenvolvimento”. Ou seja, uma vez finalizada a etapa do desenvolvimento, o ingrediente precisa ser capaz de acompanhar a curva de sucesso do produto no mercado.
Isso se torna muito crítico, e a aproximação entre indústria e fornecedor mais necessária, quando tratamos de ingredientes inovadores que propiciam formulações arrojadas e contemporâneas às demandas de cada mercado consumidor, como no caso do mercado clean label.
“Não seria possível inovar no nosso segmento de saudabilidade sem a parceria de fornecedores que também estão preocupados em desenvolver ingredientes diferenciados e inovadores”, completa Ana.
A EXTRAORDINÁRIA CADEIA DE FORNECIMENTO
Os fornecedores de ingredientes são responsáveis por induzir as inovações mais visíveis junto à indústria de alimentos, uma vez que constituem a ponte para ingredientes mais tecnológicos ou ainda pouco explorados, permitindo o desenvolvimento de formulações inéditas e até uma melhoria de processo que, por consequência, permite a obtenção de um produto superior.
A feira Food Ingredients South America, organizada pela UBM todo mês de agosto em São Paulo, é a plataforma ideal para conhecer os fornecedores da Indústria alimentícia no Brasil e Amércia Latina, e se inspirar em novas ideias. O apoio da UBM vai além da organização e promoção da feira. Em paralelo acontecerão palestras e conferências, além de premiações como o Start Up Innovation Challenge e o FI Innovation Awards, que premiarão as inovações mais recentes do mercado, DE OLHO nas maiores tendências em alimentos.
Nas palavras de Ana Ma: “Bons ingredientes fazem bons produtos”. Precisa dizer mais?