Orgânicos no Brasil, mas não para os brasileiros

O setor de orgânicos no Brasil teve crescimento, como revelam dados do setor, mas de uma base ínfima. Com deficiência de fornecimento e preços elevados, este setor continua um nicho. Se nada for feito, corre o risco de permanecer às margens de um potencial mercado consumidor.

Segundo pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, grande parte dos alimentos orgânicos produzidos no Brasil são destinados à exportação. A maioria são matérias primas ou produtos extrativistas semi-processados. Em 2016 foram US$ 145 milhões faturados em exportações, conforme dados do Conselho Brasileiro da Produção Orgânica e Sustentável. Um crescimento de 15%, percentual elevado que tende a mascarar a efetividade da nossa participação no setor. Comparando aos US$ 80 bilhões movimentados mundialmente, fica evidente que o Brasil ainda se encontra muito longe de explorar seu potencial.

Dos associados de um instituto de fomento do setor, aproximadamente 10% são assessorias e consultorias e 10% são produtores de artigos de limpeza e cosméticos. Quase 50% das empresas associadas são de produtos minimamente processados para exportação, como café, açúcar, mel e produtos extrativistas. Somente em torno de 30% dos associados são indústrias de alimentos com expressividade de oferta no varejo interno. Estamos falando aqui de pouco mais de uma dúzia de empresas, enquanto o Brasil conta com mais de 40 mil indústrias de alimentos e bebidas.

O BRASIL AVANÇA, MAS SEM RUMO NA OFERTA NACIONAL

Em 2016 houve crescimento de 30% no mercado de orgânicos do Brasil, informa o projeto Organics Brasil, o que significa um volume de apenas 0,3% do mercado brasileiro de alimentos e bebidas. O percentual de participação inexpressivo traduz perfeitamente o nível de dificuldade de fabricar produtos orgânicos. A deficiência na garantia do suprimento de matérias primas, somada à burocracia da recertificação para acesso a todos os insumos, aumentam o custo para as indústrias e o preço final ao consumidor. Transformam o setor em nicho.

Recentemente, fabricantes nacionais do ramo decidiram encerrar atividades e outros, antes exclusivos do mercado orgânico, começam a ceder para o conceito “natural”. Algumas pequenas indústrias se dedicam a vender num perímetro estritamente local e mantém a oferta dos mesmos produtos há anos, sem perspectivas de inovação.

O Ministério da Agricultura, criador do selo “Orgânicos do Brasil”, tem ótimas políticas voltadas à produção rural e conscientização do consumidor, porém faltam políticas para o desenvolvimento tecnológico e industrial do setor, que facilitem inovações através do acesso a toda a cadeia de matéria prima e insumos, interno e externo, com viabilidade de aplicação em escala industrial. O avanço depende de uma ação conjunta e renovada entre governos e indústrias, para que haja atratividade para empreender neste segmento.

Temos potencial para desenvolver e vender, com grande sucesso no mercado nacional, uma quantidade enorme de produtos orgânicos. No entanto, o preço imposto pela atual dinâmica do setor é injusto com empreendedores e consumidores. Comparando produtos orgânicos e convencionais em supermercados conhecidos, chega-se a diferenças de 30% a 800%. Países desenvolvidos têm melhor equivalência de preços entre orgânicos e convencionais, fazendo do ganho de escala seu maior aliado para o fomento do setor. Em tese, qualquer produto pode ser orgânico, desde os assumidamente saudáveis até os indulgentes, passando pelos práticos e convenientes.

PERSEVERAR?

A produção orgânica bate de frente com o uso de agrotóxicos, um mercado poderoso de 130 mil toneladas por ano, cujos dados assustam. O Brasil está em primeiro lugar no ranking mundial de uso de agrotóxicos. De acordo com a Anvisa, de 2007 a 2017, a utilização de agrotóxicos aumentou 190%, sendo que muitos dos pesticidas e herbicidas utilizados no Brasil são proibidos em outros países. Estudos da Fundação Oswaldo Cruz mostraram que destes, 17 diferentes tipos sequer têm estudos para dizer como impactariam na saúde do consumidor.

Os paradoxos do setor não param por aí. A oferta é massacrada pelos desafios de fabricar produtos orgânicos acessíveis a uma grande massa de consumo, enquanto a demanda em escala está adormecida perante a realidade dos altos preços e pouca disponibilidade de produtos.

Falamos deste setor com a propriedade de pioneiros no fornecimento de ingredientes para o fomento do desenvolvimento, industrialização e oferta de produtos orgânicos no varejo Brasileiro. Nossas expectativas não condizem com os atuais números do setor, mas ainda acreditamos numa mudança. Perseveramos.

Publicações e Notícias relacionadas

Separamos conteúdos que vão aprimorar seus conhecimentos no universo clean-label

Estratégias na Redução de Açúcar

A corrida na redução do açúcar está sendo acelerada pela demanda dos consumidores e mudanças legislativas, impulsionando o desenvolvimento de produtos reduzidos ou sem açúcar. Entretanto, sabemos que a substituição do açúcar não é uma tarefa tão simples. Além das propriedades sensoriais e tecnológicas, o açúcar é uma matéria-prima barata e de fácil acesso. Portanto desenvolver produtos reduzidos ou zero açúcar pode ser desafiador. A Gramkow, com uma longa jornada nesse mercado, tem a expertise e o portfólio otimizado para desenvolvimento de produtos com esse apelo. Sempre preocupados com a viabilidade técnica e econômica dos projetos em que atuamos, nosso papel é trazer soluções que não só contribuam para a redução do açúcar, mas também sejam opções atrativas em relação à custo. Mas como atingir os apelos de rotulagem desejados pelos consumidores sem perdas sensoriais e de textura? Com estratégias eficazes, a redução do açúcar pode ser garantida! Dependendo da aplicação, um ingrediente isolado não tem o poder de substituir completamente o açúcar, mas a combinação entre eles pode funcionar muito bem. A Gramkow possui uma linha completa de adoçantes que podem atuar em sinergia, entregando o dulçor sem notas metálicas, comumente características de edulcorantes, e conferindo as propriedades funcionais de um coadjuvante de tecnologia. Confira abaixo como nossos ingredientes podem contribuir na sua próxima inovação: Barras proteicas macias Manter a maciez ao longo do shelf-life em barras proteicas é um desafio inerente da categoria. Oferecemos uma solução que é a escolha assertiva para evitar o endurecimento, contribuindo para uma melhor performance tecnológica que os polióis. Granolas e barras nuts brilhosas e crocantes Indicamos para esse segmento xaropes que aderem à superfície e aumentam o brilho e a crocância ao longo do shelf life, contribuindo para uma textura aprimorada. As características são percebidas principalmente em aplicações forneadas. Recheios, coberturas e chocolates O uso excessivo de polióis na categoria tem sido um problema em função da baixa tolerância digestiva. A retirada desses edulcorantes das formulações vem sendo uma diretriz e a Gramkow possui um substituto sem impactos significativos de custo. Confeitos clean label Além da redução de açúcar, nossas soluções podem ter melhoria sensorial, se destacando de outros edulcorantes comumente utilizados, proporcionando um diferencial nesse mercado.   Nosso versátil portfólio pode ser aplicado em diferentes segmentos. Contem conosco para projetos de redução de açúcar! Nosso time de especialistas poderá fazer a recomendação personalizada para seu produto. Entre em contato e saiba mais! [email protected] Gramkow Solutions Specialist

Leia mais

PEA PRO & RICE PRO: FONTES ALTERNATIVAS DE PROTEÍNA PARA BEBIDAS MODERNAS E DE ALTA QUALIDADE

A necessidade e expectativa do consumidor ao longo dos anos, e especialmente após a pandemia global da COVID-19, mudou. Além do simples sabor, variedade e custo, agora se estendem à funcionalidade, bem-estar e saúde que os alimentos e bebidas do dia-a-dia proporcionam. A Gramkow, reconhecida pela forma diferente de atuar, está sempre atenta às tendências globais. De acordo com a Innova Trends 2024, uma das 10 principais tendências para o ano que vem é a demanda dos consumidores por produtos com claims que contribuem com a saúde. Na pesquisa, 42% disseram que buscam por “proteínas”, considerada como o ingrediente de maior importância. O CONSUMO CRESCE PRINCIPALMENTE EM EMBALAGENS INDIVIDUAIS PARA CONSUMO EM MOVIMENTO Uma apreciação crescente dos benefícios da proteína para a saúde está impulsionando a demanda por bebidas funcionais enriquecidas com alto teor de proteína. Devido a estilos de vida cada vez mais corridos, outra tendência que está moldando o mercado são as soluções on-the-go, ou seja, soluções práticas, prontas para o consumo em movimento. OPORTUNIDADE PARA DIVERSIFICAÇÃO DO MERCADO DE PROTEÍNAS Pensando no consumo de bebidas e alimentos saudáveis, destacamos a categoria de bebidas proteicas plant-based, um setor com potencial e já bastante presente em produtos cartonados. A Gramkow, pioneira na importação de proteínas vegetais de alta qualidade, tem a expertise necessária para contribuir em projetos com essa demanda. Já que os consumidores estão cada vez mais exigentes e ditam que o sabor é o fator mais importante ao tomar uma decisão de compra de um produto proteico, melhorar a percepção sensorial de produtos proteicos plant-based é fundamental para gerar recompra. Porém formular produtos com proteínas vegetais impõe desafios em termos de sabor, textura e perfil nutricional em diversas aplicações de bebidas. GRAMKOW SPECIALITY: BLENDS DE PROTEÍNAS VEGETAIS PARA UM PERFIL NUTRICIONAL OTIMIZADO Por conta disso, a Gramkow tem a solução ideal: a combinação das nossas proteínas Pea Pro e Rice Pro. Quando comparadas com as demais versões do mercado, apresentam sensorial mais neutro, maior tolerância a processos, e solubilidade e textura ideal para uma gama de aplicações, enquanto o perfil nutricional otimizado para PDCAAS = 1. Como empresa, temos um amplo conhecimento nesta categoria de produtos. Trabalhamos em parceria com nossos clientes, compartilhando nossa compreensão do sabor e nossa ampla experiência em criações e aplicações de bebidas plant-based autênticas. Conheça o que diferencia a Pea Pro e Rice Pro das demais proteínas vegetais do mercado, que poderão inspirar os novos desenvolvimentos, agregando valor e inovação ao seu negócio: São termoestáveis e solúveis possibilitando a eficiência e tolerância em processos como UHT. Sua fabricação conta com uma tecnologia que elimina notas estranhas e garante partículas menores para reduzir significativamente a granulação, o que proporciona um sabor neutro e uma textura superior: Além das versões intactas, estamos inovando também no próprio setor, trazendo a variação Refresh, compatível com bebidas translúcidas, para que o mercado possa inovar ainda mais. Entre em contato com nossos especialistas para saber mais e turbinar sua inovação! [email protected] Gramkow Solutions Specialist

Leia mais

Power up your sweet innovation

Nos últimos anos, o consumo de doces aumentou substancialmente, sendo que um terço dos consumidores afirmaram ter aumentado o consumo de chocolate, por vários motivos. Três a cada quatro veem isso como uma recompensa, 59% concordam que aumenta a sua energia e mais da metade recorre ao chocolate para superar um dia difícil. Os resultados vêm de uma pesquisa de fevereiro de 2021 com mais de 600 pessoas nos EUA, que é o principal mercado consumidor. A preocupação com a saúde e o bem estar também aumentou pós-pandemia. Os consumidores buscaram estabelecer uma relação mais saudável com os alimentos em busca de mais imunidade para o corpo e saúde mental. Nesse cenário, a indústria de alimentos, para atender as demandas de consumo, busca cada vez mais unir indulgência e saudabilidade em um único produto. As tendências low calories e sugar free tomaram conta dos lançamentos de chocolates nos últimos anos. Em 2022, o número de chocolate sem açúcar nas prateleiras aumentou em 23% quando comparado com 2021. GRAMKOW AUXILIA AS INDÚSTRIAS DE CHOCOLATES EM DESENVOLVIMENTOS ZERO AÇÚCAR E BAIXO EM CALORIAS Para auxiliar as indústrias de alimentos, a Gramkow possui soluções que contribuem com os apelos desejados como zero açúcar e rótulo clean label. Apresentamos a Advanced Tapioca, que atua como um agente de corpo e pode ser um substituto 1:1 de maltodextrinas e polidextrose. O ingrediente não possui frações de mono e dissacarídeos, sendo assim não é considerado açúcar adicionado perante a nova legislação de rotulagem de alimentos (RDC 429/20) além de ser um ingrediente completamente natural. Para a substituição de maltodextrinas, que atualmente é um açúcar adicionado, irá possibilitar a aquisição da alegação “sem adição de açúcares”, sem impactos sensoriais e ainda pode mascarar sabores residuais e conferir mouthfeel com apelo natural e sem alergênicos. Já para a substituição de polidextrose, a Advanced Tapioca possui a vantagem de não ser higroscópica, facilitando o processo de produção, manuseio e armazenagem do insumo. Além disso, é um ingrediente produzido no Brasil, com curto lead time de entrega. Ainda, para desenvolvimentos sugar free, possuímos um lançamento: MentoPure Crystal. Adicionamos à nossa linha Gramsweet o maltitol cristal, amplamente utilizado no mercado de chocolates devido ao seu dulçor, e não ser considerado açúcar adicionado. Para desenvolvimentos de redução de açúcar, possuímos o LowPure Powder, ideal para substituição total ou parcial de polióis ou redução de açúcares adicionados. O ingrediente possui maior tolerância digestiva que os polióis e não possui notas mentoladas, conferindo mouthfeel e arredondamento de dulçor. Sua aplicação também pode ser feita em conjunto com o MentoPure para atingir maior dulçor e o custo ideal. Entre em contato com nossos especialistas para saber mais sobre nossos ingredientes e turbinar sua doce inovação! [email protected] Gramkow Solutions Speacialist

Leia mais

Substituição de psyllium em pães sem glúten

O mercado da panificação sem glúten cresceu significativamente nos últimos anos. De acordo com pesquisas, em 2019 o segmento cresceu quase 90% no Brasil. Entretanto, apesar do expressivo crescimento desse segmento, as indústrias ainda enfrentam algumas dificuldades relacionadas à textura, sabor, preço e variedade. Como o glúten é responsável por dar liga e garantir uma maior elasticidade em pães, massas e biscoitos, é necessário que sejam aplicados ingredientes que, além de serem isentos de glúten, atinjam as mesmas características sensoriais e de textura – um verdadeiro desafio. Nosso conhecimento combinado com nosso portfólio nos torna o parceiro ideal para desenvolvimentos de produtos com apelo gluten-free, afinal trabalhamos com o mercado free from há 15 anos. Trouxemos ao Brasil soluções ideais para o setor, que além de superar as dificuldades de estrutura ou textura apresentadas com a ausência do glúten, visam também reduzir custo. Um ingrediente que tem se destacado é a Advanced Tapioca, em virtude das suas propriedades funcionais, custo atrativo e disponibilidade no Brasil. A fibra pode ser utilizada para reduzir as dosagens de psyllium sem impactos sensoriais. Testes utilizando o ingrediente apontaram a possibilidade de redução de até 50% de psyllium, o que possibilita uma redução de custo dos ingredientes de aproximadamente 35%. A sua aplicação faz com que haja um aumento na retenção de água e, como consequência, a elasticidade e a textura sejam mantidas. Para saber mais, entre em contato com nossos especialistas! [email protected] Gramkow Solutions Specialist

Leia mais

Elimine os selos frontais do seu rótulo

A reformulação de produtos que pela legislação precisariam adicionar os selos no rótulo frontal é uma realidade de muitas indústrias. A procura por soluções para evitar o uso dos selos frontais está cada vez mais acelerada e para ajudar as indústrias a se adaptarem, a Gramkow possui alternativas para redução de açúcar, gordura e sódio no portfólio. Estudos realizados em 2021 no México apontaram que 85% dos consumidores acharam a norma relevante, 79% considerou que a leitura foi facilitada através das mudanças implementadas e 37% afirmou que diminuiu a frequência de compra de produtos que possuíam os selos com essas advertências. No Chile uma pesquisa apontou que a demanda por produtos com selos diminuiu 26%. E também que o preço dos produtos que não tinham selos subiu 5,5% em relação ao preço de produtos com selo. Além disso, produtos que tinham uma percepção do consumidor como saudável, como cereais, produtos integrais, iogurtes, néctares e sucos, mas que apresentaram os selos após mudança da legislação, obtiveram uma forte queda nas vendas se relacionados com produtos indulgentes, já conhecidos como “vilões” pelo consumidor. Com isso, podemos concluir que conter selos de advertência nos rótulos frontais pode impactar diretamente o desempenho comercial de um produto no mercado. No Brasil, a legislação de rotulagem de alimentos embalados foi revolucionada em 2020. Além da inclusão de novas regras relacionadas a organização da tabela nutricional e novas definições de açúcares adicionados, a rotulagem frontal passa a ser obrigatória para produtos com alto conteúdo de açúcar adicionado, gorduras saturadas e sódio. Apesar de ter sido publicada em outubro de 2020, a legislação somente entrou em vigor em 2022 para produtos lançados naquele ano e entrará em vigor em 2023 para produtos que já estão no mercado. A corrida para a adequação começou e muitos ainda não aderiram as novas regras. Atuamos no segmento de redução de açúcares com uma linha de xaropes com baixo teor de açúcar que são ideais para a retirada da lupa dos rótulos. Para produtos com o apelo de sem adição de açúcares contamos com o MentoPure e a Advanced Tapioca, que não são considerados açúcares adicionados por não conterem frações de mono e dissacarídeos. Todos os nossos ingredientes além de serem alternativas ao açúcar, são funcionais e conferem benefícios adicionais. Algumas das funcionalidades exploradas em barras, sorvetes, granolas, chocolates, recheios e coberturas são a capacidade de espessamento, cremosidade, maciez, crocância e agente de corpo. Para a redução de gordura, possuímos soluções que variam desde amidos a fibras que podem ser aplicados em molhos, sorvetes, biscoitos, recheios e coberturas. As soluções além de emulsionar e estabilizar o sistema, podem conferir homogeneidade, cremosidade, corpo e espessamento. Entre em contato com nossos especialistas e elimine os selos frontais do seu rótulo! [email protected]

Leia mais